segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

2012 vs Idade Média



Há uns tempos atrás fui ao aniversário a casa de uma pessoa minha conhecida. A festa apesar de ser à noite tinha imensas crianças e as suas respectivas mães que pouco a pouco foram abandonando o barco e ficámos apenas 6 pessoas a conversar no terraço a disfrutar da magnífica noite de verão.

Entre nós estava uma miúda com 5 anos que ia falando à procura de ter a atenção toda dos adultos e ia contando coisas da escola. Eu ia brincando com ela a fazer-lhe perguntas sobre os colegas e sobre os amigos dela e ela diz para toda a gente: "Olhem, sabem que na minha escola há um preto??!!"
Estupidamente fez-se um silêncio aterrador e mais ninguém disse nada num misto de choque e desconforto, até que eu lhe disse que mal isso tinha, que eram meninos como todos nós, que ela também tinha uma cor e que o mundo era feito de pessoas diferentes de várias raças, enquanto a mãe permanecia em silêncio.
Passado aquele momento de desconforto a miuda diz: "mas eu não gosto dele porque os pretos são feios!"
Naquele momento eu fiquei gelada. A mãe da criança desatou-se a rir e ela percebendo o apoio incondicional da mãe foi-lhe dar um abraço.
Eu juro que fiquei completamente parva! Aquela mãe que por acaso é professora do ensino secundário, permite que a miuda com 5 anos tenha esse tipo de preconceitos? Como é que é possível? Eu em choque disse-lhe: "Madalena! Isso é muito feio o que tu disseste! Não tem graça! Não quero mais falar contigo, porque tu és má e tratas mal as pessoas. Gostavas que dissessem que eras feia?" E ela lá me disse que não, enquanto a mãe se mantinha em silêncio.

Fico passada com preconceitos. Fico passada com esta merda deste mundo que no ano de 2012, cria estereótipos de beleza e de perfeição idiotas, baseados em conceitos primitivos. Pior ainda é ter pais que baseam a educação nesses preconceitos em que a pessoa x é gorda e a pessoa y é nariguda e a pessoa z é chinesa e a pessoa w é maricas.

O mundo só vai evoluir quando acabarem estes preconceitos estupidos baseados no que nós achamos que é o correcto, o bonito, o perfeito.
O mundo só vai evoluir quando acabarem as religiões (que me desculpem os devotos) e se tiver amor ao próximo sem querer saber o que essa pessoa é e aceitando as diferenças que TODOS temos.

2 comentários:

Analog Girl disse...

Que a criança tenha um reflexo de rejeição não me surpreende, faz parte. Mas a atitude da mãe... é completamente indiscritível. Que lhe ache graça, que lhe apeteça rir, ela que engula, ser pai não é fácil, mas tem de saber reconhecer uma boa oportunidade para educar quando ela se apresenta.

Rita Lisboa disse...

Faço minhas as tuas palavras...
Achei tão, mas tãoooo anormal a atitude dela! Enfim...